"... não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossível de mudar."
Bertold Brecht

26 de abr. de 2012

Em 26.4.12 por Dr. Renan Marino em ,

Conforme a "Crônica de uma Epidemia Anunciada" desde o ano passado, o índice cabalístico de 300 casos por 100.000 habitantes, que caracteriza oficialmente epidemia, foi finalmente atingido nesta semana. Assim, a cidade do RJ tem registrados neste momento exatos 50.016 casos de Dengue, devidamente notificados e confirmados laboratorialmente.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 84% dos casos são do sorotipo 4, reintroduzido agora no Brasil após quase 3 décadas ausente. Os bairrros mais atingidos: Bangu, Campo Grande (zona Oeste) e Madureira (zona Norte).

Foram confirmadas até agora 12 mortes em decorrência da Dengue na cidade, que teve 136 óbitos em 2008 e mais 62 no ano passado. Assim, é quase inacreditável, mas neste período, em menos de 5 anos morreram pelo menos 210 pessoas (!) de Dengue so mente na capital do RJ. É lamentável, preocupante e inaceitável que isto ainda aconteça nos dias de hoje no Brasil.

Renan Marino - Prof. Famerp - Mestre em Ciências da Saúde.