"... não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossível de mudar."
Bertold Brecht

27 de jul. de 2014

Em 27.7.14 por Dr. Renan Marino
A agência americana que regula fármacos quer que os consumidores saibam que tomar uma dose de acetaminofeno/ paracetamol maior do que a recomendada pode potencialmente causar sérios danos ao fígado ou mesmo morte.

Dentistas, rotineiramente, tratam de dor aguda dos pacientes. Em alguns casos, eles recomendam que os pacientes comecem a usar o acetaminofeno/ paracetamol vendido sem prescrição antes da consulta para o tratamento.

Acetaminofeno/ paracetamol é o nome genérico do ingrediente ativo de produtos vendidos sem prescrição como o Tylenol e de medicamentos vendidos com prescrição como o Vicodin e Percocet. O ingrediente é encontrado em mais de 600 remédios para alívio da dor e febre, gripes e resfriados, alergia e auxiliares do sono vendidos com ou sem prescrição, segundo a FDA.

Quando usado conforme as orientações, o medicamento é seguro e eficaz, mas "tomar ainda que só um pouquinho a mais do que o prescrito, ou usar mais do que um remédio que contenha acetaminofeno" pode ser fatal.

Clique aqui para ler a matéria completa.