"... não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossível de mudar."
Bertold Brecht

2 de fev. de 2013

Em 2.2.13 por Dr. Renan Marino em ,
Noticiado pelo G1globo.com do Mato Grosso do Sul - (MS), que em 21 de janeiro pp a Prefeitura da capital, Campo Grande, publicou no Diário Oficial o decreto de Situação de Emergência, que definiu como "desastre biológico de epidemia de Dengue", provavelmente para tentar lavar as mãos quanto à sua responsabilidade pelo quadro caótico em que se encontra a Saúde Pública, já que a atual administração assumiu o mandato agora em janeiro/2013. Tenta resolver o problema dos gestores da municipalidade, mas em nada acrescenta para solução do drama que assola a cidade.

As notificações chegam a 60 por dia, com 5000 atendimentos diários nos Postos de Saúde de Campo Grande. A Secretaria de Estado de Saúde confirmou mais 3 mortes provocadas por dengue em MS, reafirmando que outras 8 (!!!) mortes estão sendo investigadas, sendo 5 destes óbitos ocorridos em Campo Grande!

Fico imaginando, para eles o que significa "INVESTIGADAS"? Na necropsia são encontradas lesões difusas de necrose no fígado, que causam destruição e perda de função deste órgão, e assim não produzindo mais os fatores de coagulação, são desencadeadas hemorragias, choque cardio-circulatório e óbito, além, é claro, de falência múltipla de órgãos.

Até quando as autoridades vão continuar ignorando a correlação destas lesões com a terapêutica absurda e irracional que faz parte do protocolo do Ministério da Saúde, que insiste em indicar uma droga sabidamente extremamente hepatotóxica (PARACETAMOL), em uma patologia (DENGUE), cujos todos os 4 tipos virais causam hepatite em 100% dos indivíduos afetados??? Por certa espécie de coincidência, nem consta da Ficha do Paciente qual o medicamento tomou durante a evolução da doença... Será que nunca ouviram falar de DENGUE IATROGÊNICA, ou será o quê então?

Já por aqui na nossa terrinha, o ensaio geral já está decolando: os casos de dengue já chegam a 289 em Rio Preto, 4 deles com "complicações". Mirassol, que faz parte da Grande Rio Preto, registrou 130 casos até agora.

Renan Marino - Prof. Famerp - Mestre em Ciências da Saúde.