"... não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossível de mudar."
Bertold Brecht

7 de jan. de 2013

Em 7.1.13 por Dr. Renan Marino em ,
Com anúncio do corte de verba da Secretaria de Serviços Gerais de RP, foi aberta a temporada de caça aos incautos e abandonados moradores da cidade pelo poder público, pelos batalhões de bem treinados e alimentados Aedes aegypti ou mosquito da dengue.

Este ano eles se apresentam com inovações e recursos que prometem arrasar: super abastecimento de Vírus da Dengue tipo IV, imune à defesa da maioria dos cidadãos riopretenses, além de outras surpresas como sub-tipos de vírus circulantes isto é, reciclagem dos últimos modelos que já causaram enorme estrago, vitimando fatalmente dezenas de pessoas.

Para garantir a "Crônica de um Desastre Anunciado", foi retirado do orçamento deste ano R$ 500.000 Reais que seriam destinados à contratação de 220 agentes de limpeza urbana, indispensável trabalho de prevenção ao risco iminente de epidemia este ano.

É oportuno registrar que nesta primeira semana de janeiro já devemos atingir a média de 30 a 40 casos de dengue, entre diagnosticados, sub-notificados ou simplesmente "Valha-me Deus", isto é, pessoas que já tiveram dengue várias vezes e fazem seu auto-diagnóstico, deixando de procurar o Serviço Público de Saúde, por entenderem que não compensa o tempo perdido com burocracias...

Em 2007 foram 10.000 casos oficialmente registrados, 1 óbito confirmado; em 2010, tivemos 24.000 casos de dengue, que garantiram a Rio Preto o título execrável de Capital Mundial da Dengue, com inacreditáveis 12 mortes por dengue hemorrágica!

Pelo andar da carruagem, e pela negligência que estamos assistindo, não é preciso ser nenhum gênio e nem ter bola-de-cristal para ter o vaticínio e expectativa de uma epidemia sem precedentes agora em 2013.

Que Deus nos proteja a todos, porque parece que contaremos apenas com ele mesmo...

Renan Marino - Prof. Famerp - Mestre em Ciências da Saúde.